Foto: divulgação

Sinduscon-RS: crédito imobiliário sofre com alto custo, não com falta de recursos

O 2º Seminário de Crédito Imobiliário, realizado nesta sexta-feira (29/08) na sede do Sinduscon-RS, reuniu lideranças e especialistas para debater o futuro do setor.

Em comum, todos os palestrantes e o presidente do Sindicato reforçaram que o problema atual do crédito imobiliário no Brasil não é a escassez de funding, mas sim o alto custo do financiamento, impactado pelas taxas de juros elevadas.

O presidente do Sinduscon-RS, Claudio Teitelbaum, destacou que a Selic na casa dos 15% encarece o capital e freia a indústria.

O presidente executivo do Secovi-SP e presidente da Comissão da Indústria Imobiliária da CBIC, Ely Werthein, ressaltou que o mercado de capitais tem recursos abundantes, mas inviabilizados pelo preço. “O custo do dinheiro, que atinge não só o mercado imobiliário, mas todos os negócios no país”, disse.

O diretor executivo da Abecip, Filipe Pontual, apresentou dados que mostram queda de 58% nas concessões de crédito para construção em 2025, reforçando a necessidade de diversificação do funding. “O crédito imobiliário exige novas estruturas para ampliar sua participação no PIB, hoje em torno de 10%”, afirmou.

O superintendente de Produtos Imobiliários do Banrisul, Carlos Meireles, mostrou que o Estado registrou retração no financiamento, mas que o banco mantém uma carteira de R$ 6,55 bilhões.

O diretor executivo de Habitação da Caixa, Roberto Ceratto, destacou R$ 926 milhões em financiamentos em 2025 e inovações como o Nato-Digital e a tokenização habitacional via DREX, que garantem mais agilidade e segurança.

Já a representante do BTG Pactual, Gabriela Nogueira, alertou para os impactos da Reforma Tributária sobre os fundos imobiliários e defendeu incentivos fiscais como instrumentos fundamentais de política pública.

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 rede@brasilinovador.com.br

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.